O convento foi
fundado em 1606, sendo o sétimo a ser construído no Brasil e o quarto sob a
invocação de Santo Antônio, dando origem ao bairro de mesmo nome. Em 1631, foi
tomado e ocupado pelos holandeses que o transformaram na fortificação
denominada de Forte Ernesto. A fachada é em estilo barroco em galilé de cinco
arcadas, tendo no segundo piso três balcões com guarda corpos de ferro. A torre
é única, possui janelas sineiras de vergas em arco pleno. Uma delas está
voltada para o claustro e abriga um relógio. As paredes do térreo são
revestidas por painéis de azulejos portugueses relatando episódios do gênesis.
A capela-mor tem uma cúpula azulejada, o altar-mor é entalhado em madeira
branca e dourada. Dois nichos laterais guardam as imagens de Santo Antônio,
padroeiro da igreja do convento, e de São Domingos, ambas do século XVIII. Dois
altares laterais completam a decoração do templo, o altar de Nossa Senhora da
Conceição e de São Francisco de Assis. O claustro do convento possui a única
coleção de azulejos holandeses no Brasil, assentada na superfície exterior da
guarda da galeria superior do mesmo. A Igreja Conventual, o Museu de Arte
Sacra, a Igreja da Ordem Terceira e o Hospital formam um belo conjunto arquitetônico
CAPELA DOURADA
Construída
entre os séc. XVII e XVIII, a Capela Dourada é a expressão máxima da arte sacra
barroca do Recife, apresentando um dos dois mais belos conjuntos de talha
barroco lusitana encontradas no Brasil. A capela possui uma única nave toda
revestida de talha dourada, enquadrando pintura em tela. Seu forro é totalmente
coberto de pinturas. O altar-mor, também em talha dourada, possui imagens do
séc. XVIII. Na parte inferior existe um conjunto de azulejos que deve datar de
1703. Na parede do arco cruzeiro existem azulejos possivelmente mais antigos.
Já nas paredes laterais encontram-se dois grandes painéis representando os
mártires franciscanos sendo presos e levados para serem crucificados. As
pinturas são envolvidas por requintadas talhas douradas, sendo contornadas por
grades de jacarandá. O claustro do convento é dividido em duas partes : O
superior e o inferior, de maior riqueza artística - os arcos romanos, o piso
original e a linda capela com uma porta torneada. Nas paredes claustrais
encontram-se vinte e sete quadros de azulejos com episódios do Gênese. Anexo à
Capela Dourada, o Museu Franciscano de Arte Sacra muito bem montado com suas
valiosas peças bem distribuídas. Seu acervo barroco localiza-se nas salas,
escadas e em torno do pátio interno da Ordem Terceira de São Francisco de
Assis. As principais peças sacras expostas são: Senhor Crucificado (1751) e São
Francisco de Êxtase (séc. XVIII).
Localização: Rua
do Imperador Pedro II, S/N - Santo Antônio. Recife / PE