quarta-feira, 17 de junho de 2009

IGREJA E CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO

 

 

 


O convento foi fundado em 1606, sendo o sétimo a ser construído no Brasil e o quarto sob a invocação de Santo Antônio, dando origem ao bairro de mesmo nome. Em 1631, foi tomado e ocupado pelos holandeses que o transformaram na fortificação denominada de Forte Ernesto. A fachada é em estilo barroco em galilé de cinco arcadas, tendo no segundo piso três balcões com guarda corpos de ferro. A torre é única, possui janelas sineiras de vergas em arco pleno. Uma delas está voltada para o claustro e abriga um relógio. As paredes do térreo são revestidas por painéis de azulejos portugueses relatando episódios do gênesis. A capela-mor tem uma cúpula azulejada, o altar-mor é entalhado em madeira branca e dourada. Dois nichos laterais guardam as imagens de Santo Antônio, padroeiro da igreja do convento, e de São Domingos, ambas do século XVIII. Dois altares laterais completam a decoração do templo, o altar de Nossa Senhora da Conceição e de São Francisco de Assis. O claustro do convento possui a única coleção de azulejos holandeses no Brasil, assentada na superfície exterior da guarda da galeria superior do mesmo. A Igreja Conventual, o Museu de Arte Sacra, a Igreja da Ordem Terceira e o Hospital formam um belo conjunto arquitetônico

CAPELA DOURADA

Construída entre os séc. XVII e XVIII, a Capela Dourada é a expressão máxima da arte sacra barroca do Recife, apresentando um dos dois mais belos conjuntos de talha barroco lusitana encontradas no Brasil. A capela possui uma única nave toda revestida de talha dourada, enquadrando pintura em tela. Seu forro é totalmente coberto de pinturas. O altar-mor, também em talha dourada, possui imagens do séc. XVIII. Na parte inferior existe um conjunto de azulejos que deve datar de 1703. Na parede do arco cruzeiro existem azulejos possivelmente mais antigos. Já nas paredes laterais encontram-se dois grandes painéis representando os mártires franciscanos sendo presos e levados para serem crucificados. As pinturas são envolvidas por requintadas talhas douradas, sendo contornadas por grades de jacarandá. O claustro do convento é dividido em duas partes : O superior e o inferior, de maior riqueza artística - os arcos romanos, o piso original e a linda capela com uma porta torneada. Nas paredes claustrais encontram-se vinte e sete quadros de azulejos com episódios do Gênese. Anexo à Capela Dourada, o Museu Franciscano de Arte Sacra muito bem montado com suas valiosas peças bem distribuídas. Seu acervo barroco localiza-se nas salas, escadas e em torno do pátio interno da Ordem Terceira de São Francisco de Assis. As principais peças sacras expostas são: Senhor Crucificado (1751) e São Francisco de Êxtase (séc. XVIII).

Localização: Rua do Imperador Pedro II, S/N - Santo Antônio. Recife / PE


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