quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

"MAS A DESINFORMAÇÃO É DIZER METADE DAS COISAS, AS MAIS CONVENIENTES PARA MIM, E NÃO DIZER A OUTRA METADE"

Nos últimos dias tem circulado nas redes sociais uma publicação com a imagem do Papa Francisco associada a uma frase cuja autoria lhe é atribuída: “Todo cuidado com a mídia, é pouco: ela deturpa, calunia e desinforma!”

Me utilizo de um exemplo para explicar o que quero dizer: Se você digitar no google "Mídia inventa um Papa que não existe" encontrará esta frase sendo atribuída ao Bispo de Palmares / PE. Mas Dom Henrique Soares da Costa nunca pronunciou ou escreveu esta frase.

Leia o que de fato ele escreveu em seu perfil no facebook no dia 08 de setembro de 2015:

É de um sensacionalismo vergonhoso e desinformado o modo como os meios de comunicação noticiam alguns fatos na vida da Igreja. Primeiro a tolice de que agora o aborto seria um pecado menos grave para os católicos. Conversa! O aborto é pecado gravíssimo, é pecado mortal! Não entre na Vida quem tira a vida de um inocente! O que o Santo Padre fez foi, neste Ano da Misericórdia, conceder a qualquer padre a faculdade de perdoar pecados de aborto. Normalmente, o perdão para este tipo de pecado depende de algumas normativas dos Bispos. Foi um belo gesto do Papa, exprimindo a largueza do perdão do Senhor para os que se arrependem sinceramente de pecado tão grave. Agora os processos de nulidade matrimonial. O Papa tomou medidas para que os processos de reconhecimento de nulidade sejam mais ágeis. Já há muito vem se tentando um modo de simplificar tais processos sem em nada macular a indissolubilidade do matrimônio. Pela quantidade de processos e cuidado da Igreja em salvaguardar o matrimônio, caso ele tenha realmente existido, esses processos demoravam demais. Resumindo: o Papa nada fez de extraordinário ou contrário à fé da Igreja. Segue o mundo querendo pautar a fé dos católicos, inventando um Papa que não existe! Nunca nos esqueçamos: a Igreja é de Cristo, não de um Papa! O Papa é o primeiro guardião e testemunha da fé da Igreja, juntamente com os Bispos em comunhão com ele! Os católicos recordem sempre isto e estejam em paz!

Digo isto para lhe mostrar que o Papa Francisco jamais disse a frase citada no início desta publicação.

O que o Pontífice disse literalmente foi "Mas a desinformação é dizer metade das coisas, as mais convenientes para mim, e não dizer a outra metade. E assim, aquele que vê a televisão ou aquele que ouve a rádio não pode formar um juízo perfeito, pois não tem os elementos e não lhos fornecem. Evitai, por favor, estes três pecados. Desinformação, calúnia e difamação".

Leia o discurso na íntegra: