domingo, 26 de março de 2017

CNBB ENVIA MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS PELO FALECIMENTO DE DOM MARCELO PINTO CARVALHEIRA

Nota de condolências pelo falecimento de dom Marcelo Pinto Carvalheira



Brasília, 26 de março de 2017


Caro Administrador Apostólico: Dom Genival Saraiva de França.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento de dom Marcelo Pinto Carvalheira, arcebispo emérito da Paraíba, ocorrido neste sábado, 25 de março de 2017, na cidade de Recife (PE).

Dom Carvalheira prestou grandes serviços à nossa Conferência, especialmente nos períodos em que coordenou o Setor Leigos e CEBs e também quando participou da presidência da CNBB entre 1998 e 2003, quando ocupou a vice-presidência e colaborou com dom Jayme Henrique Chemello e o Cardeal Raymundo Damasceno, presidente e secretário-geral, respectivamente.

O Brasil conhece o itinerário de compromisso com os pobres e de fidelidade à Igreja, ao Evangelho e a Jesus Cristo de dom Marcelo. Como monge beneditino, bispo auxiliar da Paraíba, bispo de Guarabira e arcebispo da Paraíba, ele sempre esteve presente e atuante nas mais importantes reflexões e ações da Igreja local e na CNBB. Louvamos e agradecemos a Deus pela presença de dom Marcelo em nossa caminhada eclesial.

Seu lema episcopal, “Evangelizar”, é, ao mesmo tempo, marca da sua vida e missão e legado para todos que estão no seguimento de Cristo Jesus.

Na morte e ressurreição de dom Marcelo, nos unimos para rezar pelo senhor, Dom Genival, pelos familiares de dom Marcelo e pelo povo das Igrejas Particulares por onde ele passou e deixou seu rastro de bondade e de cuidado pastoral.


Dom Leonardo Steiner
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB


Fonte: CNBB

DOM MARCELO PINTO CARVALHEIRA FALECE AOS 88 ANOS


Dom Marcelo Pinto Carvalheira era arcebispo emérito da Paraíba.

Faleceu neste sábado, 25 de março, aos 88 anos, o arcebispo emérito da Paraíba, dom Marcelo Pinto Carvalheira. Ele exerceu a vice-presidência da CNBB no período de 1998 a 2003.

Trajetória

Filho de Álvaro Pinto Carvalheira e Maria Tereza Mendonça Carvalheira, dom Marcelo entrou no Seminário Arquidiocesano de Olinda, em 1944. Em 1946, foi para a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde cursou a Filosofia e a Teologia e se especializou em Teologia Dogmática.

Ordenado padre no dia 28 de fevereiro de 1953, foi Professor de Teologia no Seminário de Olinda; Diretor Espiritual do Seminário; primeiro reitor do Seminário Regional do Nordeste Olinda; Assistente Eclesiástico da Ação Católica e Subsecretário do Regional Nordeste 2 da CNBB.

Durante o regime militar no Brasil, defendeu os líderes católicos perseguidos, sendo ele mesmo preso e torturado. 

Foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba, em 29 de outubro de 1975. Em 9 de novembro de 1981, foi transferido para a Diocese de Guarabira, na Paraíba. Em 29 de novembro de 1995 foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, onde se tornou emérito em 2004.

Velório e sepultamento

Segundo informações da Arquidiocese da Paraíba, O corpo de Dom Marcelo Pinto Carvalheira será velado neste domingo, dia 26, a partir das 10h, na Catedral da Sé em Olinda (PE). A Missa de Corpo Presente será às 16h. Depois, o corpo será levado para a Catedral da Luz, em Guarabira (PB), onde será velado durante a noite. Na segunda-feira, dia 27, pela manhã, haverá uma Missa em Guarabira, e logo após o corpo será levado para João Pessoa, com chegada prevista para às 9h30. O velório será na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. A Missa de Exéquias, seguida do sepultamento, está marcada para às 16h.


Fonte: CNBB
Foto: Página no Facebook