terça-feira, 16 de junho de 2009

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA CONGREGAÇÃO MARIANA

 

 
Posted by Picasa


Localização: Praça Dezessete, S/N, Santo Antônio - Recife / PE.

IGREJA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

 

 

 

 
Posted by Picasa


Em 1655 Dom João IV emitiu uma carta régia autorizando a reconstrução da Igreja do Divino Espírito Santo, onde existia um templo calvinista construído pelos holandeses em 1642, no período da ocupação flamenga. Ao lado da igreja, foi erguido um colégio, o primeiro dos filhos espirituais de Santo Inácio fundado na Vila do Recife. Em 1759, com a saída dos padres da Companhia de Jesus, a igreja perdeu seus poderes e o colégio foi fechado. No ano de 1787, por determinação do bispo, providências foram tomadas para a sua restauração. No fim do século XIX e início do século XX, a Igreja do Divino era freqüentada pela sociedade recifense, tendo recebido, inclusive, a visita do Imperador Dom Pedro II.
Nessa igreja funcionaram os primeiros correios de Pernambuco, a Academia de Direito, o Departamento do Arsenal de Guerra e a Irmandade de São João Batista dos Militares. Em 1910, nela foi velado o corpo do abolicionista Joaquim Nabuco.
Seu estilo é colonial e barroco. Seu interior é muito simples, pois perdeu sua originalidade após as várias reformas que sofreu. Conserva as paredes da nave com os corredores e galerias, o arco-cruzeiro e a torre do lado da epístola. O retábulo do altar-mor é do tipo bolo de noiva e as laterais são também o resultado das citadas modificações. A frente possui duas torres, sendo a mais alta, torre sineira. O frontispício é luxuoso com volutas e um escudo com o emblema da Santíssima Trindade, tendo acima um pedestal e uma cruz setecentista feita em cantaria. O templo possui algumas imagem de meados do século XVIII.

Localização: Praça Dezessete, S/N, Santo Antônio - Recife / PE.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS

 

 

 
Posted by Picasa


Construída no século XVIII por negros escravos, devotos de Nossa Senhora Mãe de Jesus, a igreja é de estilo barroco. O altar-mor é entalhado em madeira dourada com colunas retorcidas e talhas em estilo Dom João V. Entre as colunas encontram-se um nicho que abriga a imagem do crucifixo. Mais acima está o trono com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, a padroeira, em estilo barroco. No pedestal do trono um bloco de anjos e as coroas de prata da Virgem do Rosário e do Menino Jesus, ambos do séc. XVIII, da mesma época da imagem. Ao lado da capela-mor há dois altares laterais com suas imagens setecentistas. Entre os adornos da igreja estão incluídas as imagens de São Benedito e Santa Efigênia, também do séc. XVIII. A sacristia é simples, com cômodos rústicos e um Cristo secular, em tamanho natural. O frontispício possui uma só torre sineira e o frontão com um nicho protegendo a imagem da padroeira, em pedra. Acima da porta principal existem um brasão com uma coroa e o rosário da Virgem Maria.

Localização: Rua Estreita do Rosário, S/N, Santo Antônio - Recife / PE.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS

 

 

 

 
Posted by Picasa


Localização: Rua Estreita do Rosário, S/N, Santo Antônio - Recife / PE.

IGREJA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO (MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO)

 

 
Posted by Picasa


Sua construção foi iniciada em 1753 e concluída em 1790. Em estilo barroco colonial, possui uma fachada grandiosa, duas torres com volutas profundas e conchas nos portais. No frontão, um belo ostensório, símbolo eucarístico que indica que a igreja pertence ao Santíssimo Sacramento. Na entrada da igreja, chama a atenção um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Piedade sob uma sanefa rococó. No forro, em estilo próprio do século XVIII, destaca-se um exuberante lustre de cristal, que é um dos maiores e mais belos do Recife. O altar-mor e os laterais são em talhas douradas. No altar principal destaca-se um solene trono onde fica depositada a venerável imagem do crucifixo, ladeado por nichos com a imagens do Padroeiro Santo Antônio e do Mártir São Sebastião. No mesmo altar encontra-se o sacrário que guarda o Santíssimo Sacramento. Essa igreja, com dimensões de catedral, é uma das mais visitadas pelos devotos de Santo Antônio. É o ponto de saída da Procissão de Corpus Christi e da Procissão do Senhor Morto na Semana Santa.

Localização: Praça da República, S/N, Santo Antônio - Recife / PE.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DOS MILITARES

 

 

 
Posted by Picasa


Em 1710 já funcionava a igreja, foi organizada no início do século XVIII por oficiais, sargentos e praças militares dos corpos de fuzilamento e cavalaria. É um dos mais belos templos setecentistas do Brasil. Seu frontispício é tipicamente colonial, com uma só torre, que é a sineira. O frontão é muito elegante com volutas, tendo no alto, uma cruz. As portas e janelas são emolduradas e almofadadas, que caracterizam o século XVIII. O teto é barroco - rococó com camélias, volutas e flores, tendo ao centro uma bela pintura da Virgem Maria trazendo Jesus no ventre. O forro do coro é único em Pernambuco, por sua pintura histórica, que retrata a 1ª Batalha dos Guararapes. A capela, o altar-mor, o retábulo e o arco central são decorados por entalhamentos dourados. Foi instalado no primeiro andar, nas dependências do consistório, o Museu de Arte Sacra.

Localização: Rua Nova, S/N, Santo Antônio - Recife / PE.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DOS MILITARES

 

 

 

 
Posted by Picasa


Localização: Rua Nova, S/N, Santo Antônio - Recife / PE.

IGREJA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO (MATRIZ DA BOA VISTA)

 

 

 
Posted by Picasa


A igreja teve sua construção iniciada em 1788. Por volta de 1793, com suas obras adiantadas, a capela-mor, as sacristias e parte da nave já eram utilizadas, haja vista que nesse mesmo ano o Santíssimo Sacramento já se encontrava na igreja. Sua fachada é semelhante à do Santuário do Bom Jesus de Braga, em Portugal, e à da Conceição da Praia, de Salvador, Bahia. O frontispício é de pedra portuguesa, único em Pernambuco, nos moldes do estilo renascentista. Sobre a porta principal um Cordeiro de Deus, trabalhado em pedra. Entre as duas torres, um frontal, enriquecido por uma custódia, entalhada em pedra. Encima das torres duas cruzes de ferro e dois galos, indicadores dos ventos. Sua capela-mor caracteriza-se pela ausência de imagens. O altar é de mármore, com um sacrário encimado pelo ostensório onde o Santíssimo Sacramento permanece exposto. Os painéis e pinturas que adornam o presbitério e outras partes da igreja foram concluídas em 1844. A nave é simples, com altares laterais modestos. O altar de Nossa Senhora dos Prazeres abriga uma bela imagem de tamanho natural do séc. XVIII, adornada por coroas de prata da mesma época. Ocupando um outro altar, um crucifixo, também do séc. XVIII e nas mesmas dimensões também encontra-se neste altar um resplendor de prata e por trás, em madeira dourada, um símbolo da Santíssima Trindade, único exemplar no Recife. No forro da nave destaque para o lustre de cristal. Destaque ainda para uma das sacristias, com um crucifixo de madeira do séc. XVIII em seu nicho e um lavabo trabalhado em pedra.

Localização: Rua da Imperatriz Tereza Cristina, S/N, Boa Vista - Recife / PE.

IGREJA DE SANTA CECÍLIA / IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DOS COQUEIROS

 

 

 

 
Posted by Picasa

IGREJA DE SÃO GONÇALO

 

 

 

 
Posted by Picasa

IGREJA DE SANTA CRUZ

 

 

 
Posted by Picasa

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DA BOA VISTA

 

 

 

 
Posted by Picasa