“Expressamos nossa dor e rechaço pela construção deste muro e respeitosamente convidamos todos a fazer uma reflexão mais profunda sobre os modos com os quais se pode garantir a segurança, o desenvolvimento, a criação de novos empregos e outras medidas necessárias e que, sem causar novos prejuízos àqueles que já sofrem, os mais pobres e os mais vulneráveis”. Assim consta no comunicado da Conferência Episcopal Mexicana (CEM) publicado ontem e recebido pela Fides.
“Nós continuaremos a apoiar, estrita e solidariamente, muitos nossos irmãos que vêm da América Central e do Sul, que atravessam o nosso país rumo aos Estados Unidos”, lê-se no comunicado do Episcopado mexicano, que se encerra convidando as autoridades do país a “continuar na busca de acordos” com o país vizinho, para que no final “sejam salvaguardados a dignidade e o respeito” dos migrantes que procuram apenas melhorar suas oportunidades de vida.
O comunicado é assinado por Dom Guillermo Ortiz Mondragón, Bispo de Cuautitlán, Presidente da Comissão Episcopal para a Mobilidade Humana da CEM. No texto, é destacado que o empenho dos Bispos mexicanos está em plena sintonia com a Comissão Episcopal para as Migrações dos Estados Unidos, que se expressa do mesmo modo sobre a notícia da construção do muro na fronteira mexicana.
Fonte: Agência Fides