sexta-feira, 26 de junho de 2009

IGREJA DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO

 

 

 


Assim como o mosteiro, foi construída sob a invocação de Nossa Senhora do Monte Serrat, em estilo barroco beneditino, no século XVII, mas sua história completa refere que a construção da primeira igreja se deu ainda em 1585, sendo que as obras da atual igreja iniciaram-se em 1721, por Frei Cipriano da Conceição, concluindo-se pelo menos a Capela-Mor em 1739, junto com o ladrilhamento, o retábulo e o trono (Administração de Frei Manuel da Glória). A primeira missa no novo templo foi celebrada durante a Semana Santa, pelo Abade Frei J. de Santa Maria. As obras prosseguiram durante várias administrações do convento.
Foi igreja prelática, sob a dignidade eclesiástica que entrou em conflito com a jurisdição do primeiro bispo da Paraíba, resultando em dissídio e encerramento das atividades dos beneditinos nesta cidade, em 1921. Muito tempo antes (1753), ganhara o célebre catavento de sua torre, onde se vê um leão de bronze e ferro. Em 1911, foi adquirida pela Arquidiocese (Gestão de D. Adauto de Miranda Henriques).
Permaneceu fechada até 1936, quando se deu a restauração de Dom Moisés Coelho. É de se ressaltar o zimbório de sua torre.
É tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 10 de janeiro de 1957.

Localização: Av. General Osório, S/N - Centro. João Pessoa / PB
 

Nenhum comentário: