quarta-feira, 17 de junho de 2009

IGREJA DA MADRE DE DEUS

 


Sua construção data do séc. XVIII. Porém, a igreja fazia parte da paróquia de São Frei Pedro Gonçalves, originada na fundação do povoado do séc. XVIII. Seu estilo é colonial. Sua fachada é imponente e de grande valor arquitetônico, tendo no alto um oratório em cantaria com a imagem setecentista do padroeiro da paróquia.

A capela-mor tem um retábulo do estilo Dom João V. Um incêndio, ocorrido em 1971, consumiu parte da talha, que foi reconstruída, deixando-se algumas peças ainda negras do incêndio, mas sem os dourados e fundos primitivos. Na sacristia ainda encontra-se em seu interior pinturas sacras espalhadas por toda a igreja, mobiliário em jacarandá e valiosas imagens, bem como a imagem do Senhor do Bom Jesus dos Passos, venerada em seu altar lateral. A Irmandade dos Passos é uma das mais antigas do Recife.

Localização: Rua da Madre de Deus, S/N - Bairro do Recife. Recife / PE


IGREJA DA MADRE DE DEUS

 

 

 
Posted by Picasa


Localização: Rua da Madre de Deus, S/N, Bairro do Recife - Recife / PE.

IGREJA DA MADRE DE DEUS

 

 

 

 
Posted by Picasa


Localização: Rua da Madre de Deus, S/N, Bairro do Recife - Recife / PE.

IGREJA DA MADRE DE DEUS

 

 

 

 
Posted by Picasa


Localização: Rua da Madre de Deus, S/N, Bairro do Recife - Recife / PE.

IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO

 

 

 


A Ordem terceira de São Francisco do Recife, foi fundada a 12 de junho de 1695. Em 1801 iniciaram a construção da sua igreja própria, sendo a mesma inaugurada em 1804, renunciando à sua antiga capela (atual Capela Dourada) encravada na Igreja do Convento. Em estilo rococó possui frontispício de mármore branco e relevantes trabalhos em pedra de cantaria adornando sua fachada principal. No alto do frontão um brasão da Ordem Franciscana. O altar-mor é imponente e recuado com seu expressivo padroeiro São Francisco das Chagas recebendo as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo; abaixo da imagem, no mesmo altar, conserva-se o tabernáculo com o Santíssimo Sacramento. O forro, os altares e os púlpitos são em talhas brancas e douradas, formando um belo conjunto que emociona a todos que o vistam. O claustro anexo a esta igreja tem a particularidade de possuir uma galeria alta com arcadas tão elevadas quanto as da galeria inferior.

Localização: Rua do Imperador Pedro II, S/N - Santo Antônio. Recife / PE


IGREJA E CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO

 

 

 


O convento foi fundado em 1606, sendo o sétimo a ser construído no Brasil e o quarto sob a invocação de Santo Antônio, dando origem ao bairro de mesmo nome. Em 1631, foi tomado e ocupado pelos holandeses que o transformaram na fortificação denominada de Forte Ernesto. A fachada é em estilo barroco em galilé de cinco arcadas, tendo no segundo piso três balcões com guarda corpos de ferro. A torre é única, possui janelas sineiras de vergas em arco pleno. Uma delas está voltada para o claustro e abriga um relógio. As paredes do térreo são revestidas por painéis de azulejos portugueses relatando episódios do gênesis. A capela-mor tem uma cúpula azulejada, o altar-mor é entalhado em madeira branca e dourada. Dois nichos laterais guardam as imagens de Santo Antônio, padroeiro da igreja do convento, e de São Domingos, ambas do século XVIII. Dois altares laterais completam a decoração do templo, o altar de Nossa Senhora da Conceição e de São Francisco de Assis. O claustro do convento possui a única coleção de azulejos holandeses no Brasil, assentada na superfície exterior da guarda da galeria superior do mesmo. A Igreja Conventual, o Museu de Arte Sacra, a Igreja da Ordem Terceira e o Hospital formam um belo conjunto arquitetônico

CAPELA DOURADA

Construída entre os séc. XVII e XVIII, a Capela Dourada é a expressão máxima da arte sacra barroca do Recife, apresentando um dos dois mais belos conjuntos de talha barroco lusitana encontradas no Brasil. A capela possui uma única nave toda revestida de talha dourada, enquadrando pintura em tela. Seu forro é totalmente coberto de pinturas. O altar-mor, também em talha dourada, possui imagens do séc. XVIII. Na parte inferior existe um conjunto de azulejos que deve datar de 1703. Na parede do arco cruzeiro existem azulejos possivelmente mais antigos. Já nas paredes laterais encontram-se dois grandes painéis representando os mártires franciscanos sendo presos e levados para serem crucificados. As pinturas são envolvidas por requintadas talhas douradas, sendo contornadas por grades de jacarandá. O claustro do convento é dividido em duas partes : O superior e o inferior, de maior riqueza artística - os arcos romanos, o piso original e a linda capela com uma porta torneada. Nas paredes claustrais encontram-se vinte e sete quadros de azulejos com episódios do Gênese. Anexo à Capela Dourada, o Museu Franciscano de Arte Sacra muito bem montado com suas valiosas peças bem distribuídas. Seu acervo barroco localiza-se nas salas, escadas e em torno do pátio interno da Ordem Terceira de São Francisco de Assis. As principais peças sacras expostas são: Senhor Crucificado (1751) e São Francisco de Êxtase (séc. XVIII).

Localização: Rua do Imperador Pedro II, S/N - Santo Antônio. Recife / PE


IGREJA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO DOS HOMENS PARDOS

 

 

 


A igreja foi construída no século XVII em estilo clássico colonial. Em 1730 foi reformada e ampliada. Sua fachada é imponente e elegante, com volutas contornando o nicho que protege a padroeira, trabalhada em pedra. Apresenta ainda traços em relevo, alguns em pedra de cantaria, outros em granito lavrado. Possui uma única torre. Sua capela-mor é em talha branca e dourada. Os altares laterais e púlpitos também são trabalhados em madeira e dourados. No teto e nas paredes laterais existem painéis sacros. Dentre suas relíquias, encontra-se um grande armário em jacarandá lavrado.

Localização: Rua do Livramento, S/N - São José. Recife / PE


BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DA PENHA

 

 


Em 1656 foi doado pelo Sr. Belchior Alves e sua mulher Joana Bezerra, um terreno para construção da igreja. Com a ajuda financeira da população local, iniciou-se a construção não só da igreja, mas também do hospício dos frades, anexo.

Por questões políticas entre França e Portugal, os frades franceses foram expulsos, sendo a igreja e a obra abandonadas. Em 1709, os capuchinhos italianos reassumiram as obras. Seu estilo coríntio é único exemplar no Recife. No frontispício da igreja, encontra-se uma pintura de Nossa Senhora da Penha com o Menino Jesus nos braços. Sua porta principal de entrada da nave mostra seis cenas da passagem da vida de Cristo, do nascimento até o sofrimento. Seu interior, imponente, é de grande beleza, encimado por uma grande cúpula. Entre as arcadas que a rodeiam, estão as pinturas dos quatro evangelistas. Em seu teto, destacam-se dezesseis lustres de cristal. Há vários altares laterais de grande valor estético, observando-se aquele onde se acha o mausoléu de Dom Vital. Ao lado da igreja, numa sala funciona o museu de Dom Vital, abrigando objetos do seu uso pessoal. Todas as sextas-feiras, é concedida a bênção de São Felix, considerado protetor da saúde.

Localização: Praça Dom Vital, S/N - São José. Recife / PE