terça-feira, 19 de setembro de 2017

QUEERMUSEU: A “BOLA FORA” DO SANTANDER, A “DIPLOMACIA CATÓLICA” E O “PRAGMATISMO” DA UNIVERSIDADE MACKENZIE

Um dos assuntos mais comentados dos últimos dias foi, com certeza, a exposição Queermuseu, patrocinada pelo Santander Cultural. Sobre ela muito já se falou e nada tenho a acrescentar.

Resolvi escrever estas poucas linhas apenas para deixar claro que entre a “Bola fora” do Santander, a “Diplomacia Católica” da Arquidiocese de Porto Alegre, por muitos e erradas vezes confundida com “Pouco caso” e o “Pragmatismo” da Universidade Mackenzie, eu fico com o resultado ainda parcial da enquete realizada pelo “Fala Universidades”.

Nota do Santander sobre a exposição Queermuseu: 10/09

“Desta vez, no entanto, ouvimos as manifestações e entendemos que algumas das obras da exposição Queermuseu desrespeitavam símbolos, crenças e pessoas, o que não está em linha com a nossa visão de mundo. Quando a arte não é capaz de gerar inclusão e reflexão positiva, perde seu propósito maior, que é elevar a condição humana”.

Nota da Arquidiocese de Porto Alegre sobre exposição no Santander Cultural: 11/09

“Eliminar as dificuldades jamais pode significar desrespeitar o outro e suas crenças, especialmente porque, ao se tratar do imaginário simbólico da fé, entra-se num campo delicado de significados e sentidos que a ninguém é dado o direito de desprezar”.

Nota da Universidade Presbiteriana Mackenzie: 11/09

“Em algum momento o Santander deve escolher: qual a comunidade de clientes que o Banco almeja alcançar e com a qual deseja se relacionar? Com aquela que abraça valores judaico-cristãos que se constituem a espinha dorsal da nossa sociedade, ou com os cantos obscuros que militam contra tudo o que exala moral, propriedade, respeito, recato, progresso, sustentabilidade e tantos outros valores, que sempre presumimos eram parte integrante do banco”.

Fala Universidades / Resultado parcial da pesquisa: 19/09

01 - Você concorda com a decisão do Banco Santander de antecipar o encerramento da mostra após a repercussão nas redes sociais?

SIM: 66.88%
NÃO: 33.12%

02 - Você concorda com a posição da carta oficial do Mackenzie?

SIM: 62.99%
NÃO: 37.01%

Nenhum comentário: