“O coração da Igreja de Roraima, extremo norte da Amazônia brasileira, bateu forte de alegria na acolhida da Igreja-irmã de Pádua que, sábado, 21 de janeiro, selou seu compromisso de abrir uma nova frente missionária neste canto da Amazônia, no confim com a Venezuela e a Guiana inglesa”. É o que revela à Fides pe. Lucio Nicoletto, primeiro missionário fidei donum da diocese italiana, que com pe. Benedetto Maria Zampieri, assumiu a direção da paróquia São José Operário, na cidade de Caracaraí, quase no centro da diocese de Roraima, a única no Brasil que possui um território que corresponde ao estado homônimo, pertencente à República Federativa do Brasil.
Hoje, depois de anos de reflexão, oração e diálogo, as Igrejas de Pádua e de Roraima agradecem ao Senhor por esta Epifania do Espírito, que se manifesta visivelmente no compromisso missionário entre duas Igrejas em diálogo e cooperação. Neste contexto, não se pode esquecer o sacrifício concreto de pe. Ruggero Ruvoletto, fidei donum paduano barbaramente assassinado em Manaus em setembro de 2009.
Após a experiência missionária em Manaus, trabalhou para abrir os olhos e o coração da Igreja de Pádua a acolher o grito dos povos da Amazônia imersos em um contexto de injustiça s sociais e exploração ambiental sem precedentes. Seu sangue, sinal de martírio e de profecia, nos recorda a dimensão missionária de todos os batizados e de toda a Igreja, uma dimensão que se faz profecia sobretudo quando acolhe o grito dos pobres e oprimidos do planeta e renova a opção preferencial de caminhar com eles no caminho de Cristo”.
Fonte: Agência Fides
Fonte: Agência Fides
Nenhum comentário:
Postar um comentário