terça-feira, 30 de junho de 2015

IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES / IGREJA DO ALMAGRE

Há muitas controvérsias sobre a história exata desta antiga igreja, atualmente em ruínas e situada no remoto aldeamento do Almagre (Ou Almagra), local escolhido pelos Jesuítas para uma colônia avançada de catequese e que fica atualmente na praia do Poço (Pontal de Campina ou Ponta de Campina). O templo teria pertencido a um velho convento (Conventinho) localizado no aldeamento colonial, erguendo-se sob a invocação de Nossa Senhora de Nazaré, para depois passar a chamar-se Igreja de Nossa Senhora de Navegantes.
Data de meados do século XVII e início do século XVIII. Em seu frontispício de pedra, há um painel representando o salvamento de um caçador que está prestes a cair num abismo, onde já se encontra uma cobra. É um local cheio de indagações históricas e que provoca admiração de quantos o visitam.
É tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 12 de agosto de 1938.

Localização: Praia do Poço - Cabedelo / PB.





































domingo, 21 de junho de 2015

PAPA FRANCISCO PUBLICA A "ENCÍCLICA ECOLÓGICA" LAUDATO SI, SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM

Em sua Carta Encíclica Laudato Si, SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM, o Papa Francisco cita as palavras proferidas por São João Paulo II em sua histórica viagem ao Brasil na Santa Missa dedicada aos Trabalhadores Rurais no Recife em 07 de julho de 1980: "Uma reflexão séria e serena sobre o homem e a convivência humana em sociedade, iluminada e robustecida pela Palavra de Deus e pelo ensinamento da Igreja desde as suas origens, nos diz que a terra é dom de Deus, dom que Ele faz a todos os seres humanos, homens e mulheres, que Ele quer reunidos em uma só família e relacionados uns com os outros em espírito fraterno (Gaudium et Spes, 24). Não é lícito, portanto, porque não é segundo o desígnio de Deus, gerir este dom de modo tal que os seus benefícios aproveitem só a alguns poucos, ficando os outros, a imensa maioria, excluídos. Mais grave ainda o desequilíbrio, e mais gritante a injustiça a ele inerente, quando esta imensa maioria se vê condenada por isso mesmo a uma situação de carência, de pobreza e de marginalização".



Foto: www.vatican.va