segunda-feira, 31 de março de 2014

TODAS AS IGREJAS DO BRASIL TOCARÃO OS SINOS NO DIA DA CANONIZAÇÃO DE JOSÉ DE ANCHIETA



O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convoca todas as Igrejas do país para que toquem os sinos, no dia 2 de abril, às 9 horas da manhã, por ocasião da canonização do Beato José de Anchieta.

Em carta, enviada aos bispos, o Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, explica que será um "Gesto de alegria, gratidão e comunhão por estar inscrito entre os santos, o Apóstolo do Brasil".

Durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá em Aparecida (SP), será celebrada missa em ação de graças pela canonização do beato, no dia 4 de maio, às 8h, no Santuário Nacional de Aparecida.


Fonte: CNBB

DOM JOÃO BRAZ DE AVIZ PERMANECE NA CÚRIA ROMANA.

O Papa confirmou, neste sábado, 29, o Cardeal João Braz de Aviz em seu cargo de Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Fonte: www.news.va

DOM JAIME SPENGLER É NOMEADO PELO PAPA FRANCISCO PARA OCUPAR CARGO NA CÚRIA ROMANA

O Arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler, foi nomeado no dia 26, pelo Papa Francisco, como membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Dom Jaime Spengler tem sua origem vocacional na Ordem dos Frades Menores, OFM. É o sétimo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre. Na CNBB, o Arcebispo é membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB Nacional.


Fonte: com informações da assessoria de imprensa da arquidiocese de Porto Alegre.

PAPA FRANCISCO NOMEIA DOM JOAQUIM GIOVANNI MOL GUIMARÃES COMO MEMBRO DO PONTÍFÍCIO CONSELHO PARA A CULTURA

O bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e reitor da Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais, dom Joaquim Mol, foi nomeado pelo papa Francisco, neste sábado, dia 29 de março, membro do Pontifício Conselho para a Cultura, que atua no diálogo da Igreja com a cultura em proximidade com os valores do Evangelho.

Dom Mol preside, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a  Educação. É também membro do Conselho Episcopal Pastoral e do Conselho Permanente da Conferência. Faz parte da diretoria das Edições da CNBB e preside  a Comissão para a Reforma Política. É membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil. Atualmente,  integra o Conselho Curador da Fundação João Paulo II e a Fundação Mariana Resende Costa, do Conselho Consultivo da Sociedade Mineira de Cultura.


Fonte: Assessoria de Comunicação da arquidiocese de Belo Horizonte (MG).