domingo, 5 de fevereiro de 2012

ORDENAÇÃO E INÍCIO DO MINISTÉRIO EPISCOPAL DE MONSENHOR JOÃO JUSTINO DE MEDEIROS SILVA


O Monsenhor João Justino de Medeiros Silva, nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, receberá a Ordenação Episcopal no próximo dia 11 de fevereiro, às 9h30, data em que a Arquidiocese de Belo Horizonte completa 91 anos. A Ordenação será na Catedral Metropolitana de Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG), cidade em que nasceu o monsenhor João Justino.

Os bispos ordenantes serão: dom Walmor Oliveira de Azevedo (arcebispo metropolitano de Belo Horizonte), dom Gil Antônio Moreira (arcebispo metropolitano de Juiz de Fora) e dom Clóvis Frainer, ofmcap (arcebispo emérito de Juiz de Fora).

A Ordenação Episcopal terá transmissão ao vivo da TV Horizonte e Rádio América, emissoras da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O início do Ministério Episcopal do monsenhor João Justino será no dia 25 de fevereiro, às 9h30, em Celebração Eucarística no Santuário São Judas Tadeu, no bairro da Graça, em Belo Horizonte.


Fonte: CNBB

PAPA BENTO XVI NOMEIA MONSENHOR JOÃO JUSTINO DE MEDEIROS SILVA NOVO BISPO AUXILIAR PARA A ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

O Papa Bento XVI nomeou um novo Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro. O Monsenhor João Justino de Medeiros Silva, que atualmente integra o clero da Arquidiocese de Juiz de Fora, foi o escolhido pelo Sumo Pontífice.

No dia 11 de fevereiro, às 9h30, Monsenhor João Justino de Medeiros Silva será ordenado bispo, na cidade de Juiz de Fora (MG).

Em nota, o Monsenhor João Justino de Medeiros manifestou a alegria de integrar a Arquidiocese de Belo Horizonte, unindo-se ao arcebispo metropolitano e aos bispos auxiliares. “Alegra-me a possibilidade de iniciar o ministério de bispo integrado em uma verdadeira comunidade episcopal com meus irmãos maiores dom Joaquim Giovani Mol, Dom Luiz Gonzaga Fechio, Dom Wilson Angotti, presididos pelo Senhor Dom Walmor Oliveira de Azevedo, nosso Arcebispo”.

O Monsenhor João Justino de Medeiros Silva disse que deseja “Viver em profunda comunhão com os presbíteros, os diáconos, os religiosos e as religiosas, os leigos e as leigas” e pediu a oração de cada um.

Natural de Juiz de Fora, o Monsenhor João Justino de Medeiros nasceu no dia 22 de dezembro de 1966. Foi ordenado padre no dia 13 de dezembro. É doutor e mestre em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, tem licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais, graduado em pedagogia, teologia e filosofia. Entre as diversas atividades exercidas na Arquidiocese de Juiz de Fora, foi vigário Episcopal para a Cultura, reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e coordenador do Conselho Presbiteral da Arquidiocese.

Esta é a terceira nomeação de um bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte neste ano. Em 2011, passaram a integrar o governo da Arquidiocese os bispos auxiliares dom Luiz Gonzaga Fechio e dom Wilson Angotti.

Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte