terça-feira, 16 de junho de 2009

IGREJA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

 

 

 

 
Posted by Picasa


Em 1655 Dom João IV emitiu uma carta régia autorizando a reconstrução da Igreja do Divino Espírito Santo, onde existia um templo calvinista construído pelos holandeses em 1642, no período da ocupação flamenga. Ao lado da igreja, foi erguido um colégio, o primeiro dos filhos espirituais de Santo Inácio fundado na Vila do Recife. Em 1759, com a saída dos padres da Companhia de Jesus, a igreja perdeu seus poderes e o colégio foi fechado. No ano de 1787, por determinação do bispo, providências foram tomadas para a sua restauração. No fim do século XIX e início do século XX, a Igreja do Divino era freqüentada pela sociedade recifense, tendo recebido, inclusive, a visita do Imperador Dom Pedro II.
Nessa igreja funcionaram os primeiros correios de Pernambuco, a Academia de Direito, o Departamento do Arsenal de Guerra e a Irmandade de São João Batista dos Militares. Em 1910, nela foi velado o corpo do abolicionista Joaquim Nabuco.
Seu estilo é colonial e barroco. Seu interior é muito simples, pois perdeu sua originalidade após as várias reformas que sofreu. Conserva as paredes da nave com os corredores e galerias, o arco-cruzeiro e a torre do lado da epístola. O retábulo do altar-mor é do tipo bolo de noiva e as laterais são também o resultado das citadas modificações. A frente possui duas torres, sendo a mais alta, torre sineira. O frontispício é luxuoso com volutas e um escudo com o emblema da Santíssima Trindade, tendo acima um pedestal e uma cruz setecentista feita em cantaria. O templo possui algumas imagem de meados do século XVIII.

Localização: Praça Dezessete, S/N, Santo Antônio - Recife / PE.

Um comentário:

capela nossa senhora do livramento disse...

eu gostei da igreja, ela é bela. pois contém traços coloniais na sua fachada e na parte interna, seu altar é lindo